Como fazer sua imagem e atitudes
trabalharem a seu favor no ambiente profissional?
A utilização desse recurso requer cuidados
e cautela, pois uma imagem uma vez superexposta pode gerar efeitos contrários à
sua vontade.
Marketing Pessoal é o conjunto de ações
que visam promover as competências pessoais e profissionais de uma pessoa a um
grupo ou organização. Expressando nossas melhores habilidades autênticas.
Partindo da premissa do marketing tradicional, o Marketing Pessoal se utiliza de estratégias para promover
comportamentos favoráveis em relação a algo; nesse caso, em relação a si
próprio. A Grande diferença é que no
Marketing Tradicional tratamos de um produto, já no marketing pessoal o alvo do
trabalho somos nós mesmos e precisamos estar sempre vigilantes em relação à
nossas atitudes e ao nosso comportamento.
Todos podem desenvolver seu Marketing
Pessoal, independente se na vida profissional ou na pessoal. As pessoas devem
ter preocupação em cuidar seus valores, suas crenças e seus princípios, tanto
quanto cuidam de sua educação e aparência. Se tiver atitudes sólidas, uma vida
decente, ela vai evidenciar esses valores aplicando-os para desenvolver seu
Marketing Pessoal.
Profissionalmente utilizar ações de
Marketing Pessoal ao dia a dia, como o contato e desenvolvimento frequente de seu
networking, fará com que esteja sempre
atualizado e dificilmente será surpreendido ou
ficará em uma situação de desemprego. Internamente, na empresa, facilitará sua ascensão
profissional ;
abaixo algumas dicas para que você
aplique o Marketing Pessoal a seu favor:
1)Tenha consciência de que sua atitude conta, e
muito, na concretização de seus objetivos.
2) Desenvolva suas competências técnicas a ponto de se tornar referência. Destaque-se.
3)Desenvolva competências comportamentais, como
comunicação, relacionamento interpessoal, capacidade de liderança e capacidade
de automotivação.
4) Utilize seu bom senso: saiba dosar a exposição em cada tipo de ambiente para tornar sua presença algo valorizado.
5) Diferencie-se. Faça uma autoanálise, identifique os pontos em que você pode fazer a diferença e aplique-os sempre que possível.
6) Seja exemplo do que você prega. As pessoas precisam confiar em você e no que você diz.
7) Policie-se. Faça vigilância constante das suas atitudes, comportamentos e aprendizados.
No Marketing pessoal você deve desenvolver as
atitudes e qualidades necessárias a uma
melhor interpretação de quem você é.
Como com os produtos tradicionais, se
houver muita propaganda, o produto for comprado e não der o resultado esperado,
deixará de ser comprado, da mesma forma ocorre com o marketing pessoal
Todas as dicas devem ser praticadas sem imposição,
sem ser agressivo. Trabalhe de tal maneira que outras pessoas comecem a falar
positivamente de você. Crie um círculo de relacionamento com pessoas que gostam
de você, confiam em você, acreditem em sua palavra.
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