1 de jul. de 2013

Utilize o Marketing pessoal para seu desenvolvimento

Como fazer sua imagem e atitudes trabalharem a seu favor no ambiente profissional?


A utilização desse recurso requer cuidados e cautela, pois uma imagem uma vez superexposta pode gerar efeitos contrários à sua vontade.

Marketing Pessoal é o conjunto de ações que visam promover as competências pessoais e profissionais de uma pessoa a um grupo ou organização. Expressando nossas melhores habilidades autênticas.

Partindo da  premissa do marketing tradicional, o Marketing Pessoal se utiliza de estratégias para promover comportamentos favoráveis em relação a algo; nesse caso, em relação a si próprio. A Grande diferença  é que no Marketing Tradicional tratamos de um produto, já no marketing pessoal o alvo do trabalho somos nós mesmos e precisamos estar sempre vigilantes em relação à nossas atitudes e ao nosso comportamento.

Todos podem desenvolver seu Marketing Pessoal, independente se na vida profissional ou na pessoal. As pessoas devem ter preocupação em cuidar seus valores, suas crenças e seus princípios, tanto quanto cuidam de sua educação e aparência. Se tiver atitudes sólidas, uma vida decente, ela vai evidenciar esses valores aplicando-os para desenvolver seu Marketing Pessoal.

Profissionalmente utilizar ações de Marketing Pessoal ao dia a dia, como o contato e desenvolvimento frequente de seu networking,  fará com que esteja sempre atualizado e dificilmente será surpreendido ou  ficará em uma situação de desemprego. Internamente, na empresa, facilitará sua ascensão profissional ;

abaixo algumas dicas para que você aplique o Marketing Pessoal a seu favor:

1)Tenha consciência de que sua atitude conta, e muito, na concretização de seus objetivos.

2) Desenvolva suas competências técnicas a ponto de se tornar referência. Destaque-se.

3)Desenvolva competências comportamentais, como comunicação, relacionamento interpessoal, capacidade de liderança e capacidade de automotivação.

4) Utilize seu bom senso: saiba dosar a exposição em cada tipo de ambiente para tornar sua presença algo valorizado.

5) Diferencie-se. Faça uma autoanálise, identifique os pontos em que você pode fazer a diferença e aplique-os sempre que possível.

6) Seja exemplo do que você prega. As pessoas precisam confiar em você e no que você diz.

7) Policie-se. Faça vigilância constante das suas atitudes, comportamentos e aprendizados.

No Marketing pessoal você deve desenvolver as atitudes e qualidades  necessárias a uma melhor interpretação de quem você é.

Como com os produtos tradicionais, se houver muita propaganda, o produto for comprado e não der o resultado esperado, deixará de ser comprado, da mesma forma ocorre com o marketing pessoal



Todas as dicas devem ser praticadas sem imposição, sem ser agressivo. Trabalhe de tal maneira que outras pessoas comecem a falar positivamente de você. Crie um círculo de relacionamento com pessoas que gostam de você, confiam em você, acreditem em sua palavra.

0 comentários: