6 de mai. de 2017

Legalização de documentos para uso no exterior

Resultado de imagem para autenticação de documentosTalvez você já tenha ouvido falar num tal ”apostilamento”, que facilitou muito a vida de quem está buscando sua nacionalidade europeia  ou precisa validar documentos para uso internacional.
Este ”apostilamento” nada mais é que a autenticação dos documentos pelos cartórios, sem ter mais a necessidade de validar no Ministério das Relações Exteriores  e depois no consulado do país de destino.
Explicando melhor; no dia 14 de Agosto de 2016  O Brasil passou a ser signatário da Convenção de Haia, também designada Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros.

A legislação substitui a legalização diplomática ou consular para os documentos públicos emitidos por autoridades administrativas do Brasil, Antes esse processo de legalização demorava meses e agora poderá ser feito em apenas alguns dias.
De acordo com esta Resolução, têm competência para autenticação (apostilamento) dos documentos públicos emitidos no Brasil:
- As Corregedorias Gerais de Justiça e os Juízes Diretores do foro, quanto a documentos judiciais;
- Os titulares dos cartórios extrajudiciais para os restantes documentos públicos.
 Essa apostilha será emitida pelo próprio cartório (onde for obter o documento brasileiro).

Para mais informações sobre veja a Convenção da Apostila de Haia e assista a  Reportagem Globo sobre apostilamento.


0 comentários: