22 de set. de 2013

Liderança!!


Destaque-se como líder!!


Liderança é um tema discutido desde os mais remotos tempos. Ser um líder ou formar líderes sempre foi e continua sendo um desafio.

Uma pesquisa realizada com mais de 500 executivos Europeus, de diferentes perfis e portes  de empresas, mostra algumas das características comuns a estes homens e mulheres que se destacaram como líderes.

Quais destas características você tem e quais precisa desenvolver?

Sugiro que você detenha-se em cada uma das características . Exemplifique-as para si mesmo e exercite como poderia  vir a desenvolver a característica com 
mais força.

Todas são características positivas. Você só tem a ganhar com este exercício;
Acompanhe:

1 – Disposição para o novo

A coragem de tentar o novo, a ousadia de fazer o que não foi feito. A coragem e a autoconfiança caracteriza a liderança positiva que motiva.

2- Auto motivação

Manter a moral elevada, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. Motivar a sí mesmo é uma das  formas de motivar o outro.

3- Forte percepção de Justiça

O líder é sensível ao que é justo. Tratamento justo gera nivelamento de expectativas e cria a sensaçao de segurança.  O que também estimula a melhoria e comprometimento individual.

4- Ter planos definidos

Objetivos claros e definidos e compartilhamento com os demais. Planejamento  com a participação dos demais gera comprometimento.

5- Determinação nas Decisões

O líder que mostra indecisão nas suas ações e atitudes gera insegurança na equipe.
Muitas vezes ao tomar decisões, algumas estarão equivocadas.  Mas o líder precisa ter a convicção de estar tomando a decisão correta e caso se mostre errada, ter a humildade de reconhecer que errou.

6- O hábito de fazer mais do que o que foi pedido

O nível de exigência do líder é seu padrão. Ser uma referência e exemplo de que a excelência é entregar sempre um pouco mais do que foi pedido.

7- Personalidade positiva

A visão positiva e o entusiasmo  geram confiança e segurança. É uma
característica recorrente e muito respeitada.

8- Empatia

Ver o mundo pelos olhos dos outros, entendendo outros pontos de vista torna o líder mais complacente e capaz de analisar as situações com justiça.

9- Atento aos detalhes

O líder bem sucedido tem atenção aos detalhes do trabalho. Tem conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à função que executa.

10 – Assume a responsabilidade

Assumir a responsabilidade pelos seus erros e de seus seguidores é outra      característica marcante. O líder considera que se um subordinado seu falhou, quem falhou foi ele.
Uma fala comum do líder  é: "A responsabilidade é minha".

11- Forma Líderes

O líder está sempre procurando espelhar suas habilidades em outras pessoas. Desenvolver e evoluir  as pessoas faz com que, através delas,  um líder esteja em muitos lugares ao mesmo tempo.


12- Crença em seus Princípios

A Revista você SA desenvolveu recentemente uma pesquisa  com quase 5000 
pessoas sobre  qual a sua maior motivação . 40% responderam que o que as motivava são seus propósitos, seguido por acreditar em seus sonhos, com 30%. Interessante observar que são motivações complementares.

“ A menos que você batalhe por algo, não terá motivação para a luta “ é uma frase que resume bem a importância de ter uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar.

O líder de sucesso tem a determinação para seguir em direção ao seu sonho. Acredita no que está fazendo e batalha por sua realização.

0 comentários: