24 de mar. de 2014

Inovação e liderança precisam andar juntas?

Dois dos temas que ao longo dos últimos anos tem se destacado nas falas administrativas são INOVAÇÃO E LIDERANÇA . Os assuntos não só guardam semelhanças como também se complementam;

Inúmeras empresas lançam regularmente novos produtos e serviços, apesar de não possuírem uma cultura de inovação que permeie a instituição. E muitas empresas, ainda que comandadas  por bons líderes, não desenvolveram o compromisso com a formação de novas lideranças internas.

Nas duas situações apresentadas  as empresas optaram por restringir o conceito a grupos limitados dentro da empresa;  A liderança centrada nos postos de comando e a inovação nos departamentos de criação e desenvolvimento. Em ambos, o desfecho previsível é o mesmo, perda da competitividade.

Para manter a competitividade das instituições é preciso que a liderança e a inovação estejam em todos os lugares, e mais do que isso, andem uma a serviço da outra.

Explico melhor;

Em empresas com a cultura da inovação, onde não apenas a equipe de criação e desenvolvimento mas todos estão comprometidos com a mudança e melhoria, há criação sistemática e esta permeia todas as atividades da instituição.

A cultura empreendedora pressupõe que a capacidade de inovar está ao alcance de qualquer pessoa e que qualquer forma de inovação é válida para a geração e fortalecimento dessa característica no DNA da empresa.

Inovar pode significar a criação de um novo canal de relacionamento com o cliente, pode ser uma pequena mudança no processo produtivo que  ajudará a economizar matéria-prima, pode até  mesmo representar o uso da intranet para a copeira  da empresa disseminar suas receitas de doces  para os demais funcionários.

De outra parte, as empresas que estimulam a formação de lideranças internas de forma sistemática,  tendem a formar maior número de líderes que promovem processos contínuos de melhorias. Além disso, os líderes já se desenvolvem com a cultura da empresa, entendendo sua dinâmica e como buscar alternativas adequadas às situações particulares da equipe.

É de consenso que a liderança é um processo de influência. A liderança consistente é a liderança do exemplo. Para ser líder dos outros, precisa antes ser líder de sí mesmo, ou seja, desenvolver  a auto liderança.

As questões, quem eu sou, onde eu estou, onde eu quero chegar, como eu farei para chegar lá e o que estou fazendo para chegar la?  Ao serem respondidas promovem o sentido da mudança, do movimento necessário a melhoria individual. O que vem a ser um princípio básico da Inovação.

Não somente os atuais ou potenciais gestores, mas todos na empresa precisam  ter metas e visão de futuro pessoal, bem como a consciência do seu papel na instituição e comprometimento com os resultados da empresa.  Assim deve ser com o motoboy, ajudante de limpeza, secretária, estagiário, gerente, diretor,  e  por aí vai.


Quando a cultura da empresa estimula a auto liderança ela também favorece o comportamento inovador  em seus funcionários. Toda a organização ganha  e não apenas o acionista ou o cliente, pois esse  comportamento insere a percepção da mudança  como forma de evolução e melhoria. 

0 comentários: