17 de jul. de 2017

Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS)




               Se você pretende estudar ou fazer equivalência de seus diplomas na Europa, precisa se familiarizar com o conceito ECTS - Sistema Europeu de Transferência de Créditos, pois ele é aplicado por 145 universidades europeias de todos os Estados-membros da UE e do Espaço Económico Europeu e é regulamentado pelo Decreto-Lei N.º 173/80 de 29/05.

               O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS do inglês European Credit Transfer and Accumulation System) é um sistema de créditos concebido para facilitar a mobilidade internacional dos estudantes. 

               Os créditos ECTS representam o volume de trabalho e determinados resultados da aprendizagem predefinidos para um determinado curso ou programa. 60 créditos são o equivalente a um ano completo de estudos ou de trabalho.

               O Primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura) equivale a 180 ou 240 créditos. O segundo ciclo (mestrado) equivale a 90 ou 120 créditos, com um mínimo de 60 créditos. O Mestrado Integrado (1º e 2º ciclos juntos), entre 300-360 créditos ECTS. E no terceiro ciclo (doutorado), o número de ECTS varia de universidade para universidade.

               A consideração é que um ano tem 40 semanas letivas, e que um aluno dispense entre 40 e 45 horas semanais de estudos (casa/escola).  Temos então entre 1600 e 1800 horas por ano. E que equivalem a 60 unidades de credito, onde um ECTS tem entre 26 e 30 horas
 Exemplificando;
Minha universidade considera que  1 ECTS  tem 28 horas.
Em um semestre em faço 30 ECTS  sendo que cada  disciplina tem 10 ECTS.
Uma disciplina = 10 ECTS  x 28 (horas) - Quer dizer que essa disciplina terá  280 horas no   semestre.
Dividido por 20 semanas (período de aula) = Serão 14 horas dedicadas a esta disciplina,  entre aulas teóricas, estudos e trabalhos.
Como eu tive 4 horas de aula presenciais por semana, as demais 10 horas semanais são de minha responsabilidade, para estudar, ler e fazer trabalhos. Este é a dedicação esperada pela Universidade.

                Para estudar ou fazer equivalência de seus títulos em Portugal, fale conosco pelo e-mail contato@gecelivivan.com.br

0 comentários: