24 de mar. de 2013

Emoções Provocam Atitudes

Desde muito cedo aprendi que o cliente não compra preço, mas emoção. Sou de uma família de 6 filhos, e quando eu tinha uns 8 ou 9 anos minha mãe nos sustentava com relativa dificuldade. Ela trabalhava de 12 a 15 horas por dia, então dava a cada um de nós 1 cruzeiro por semana para comprarmos o lanche da escola. Em frente a nossa casa havia uma loja de roupas e tecidos e seu dono chamava-se Angelo Defaci. Ele carinhosamente nos dava crédito e parcelava as compras em 10 ou 12 vezes. E nos, os 6 filhos, nos cotizávamos com o dinheiro poupado do lanche para presentear minha mãe nas datas importantes. Então, já na tenra infância eu descobri que nossas emoções provocam nossas atitudes. Sejam elas positivas ou negativas. Da mesma forma que o amor pode provocar um estimulo de compra, o reconhecimento, o pertencimento ou mesmo o medo, podem ser emoções que gerarão atitudes em nossos clientes. Aristoteles, o filósofo grego, já dizia que para persuadir você precisa de confiança, lógica e emoção. E que nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência ,então, não é um modo de agir, mas um hábito. A questão é, se a compra se dá por emoção, de que forma estamos agindo no sentido de provocar os sentimentos adequados em nossos clientes? Quem conseguir capturar a sua imaginação, capturará seu coração. Então os bons vendedores são os que entendem a lógica do cliente e conseguem perceber quais são as emoções que o seu produto provoca. O exercício repetido do entendimento e da percepção sobre as pessoas fará com que você seja um vendedor cada vez melhor e mais eficaz.

1 comentários:

Afonso disse...

Que belo texto. Meus parabéns, conseguistes a tocar a minha emoção e o meu racional.
Afonso Pires Faria