19 de mar. de 2017

Sistema de Ensino Básico e Secundário em Portugal


Hoje vamos falar da formação educacional básica e secundária. 

Em Portugal o ensino é obrigatório até os 18 anos. 
Normalmente os alunos estudam de 22 à 25 horas semanais. 

O ensino é dividido da seguinte forma:

1 – Educação pré-escolar: também chamada de educação de infância tem como alvo as crianças dos 3 aos 5 anos, é de frequência facultativa e existem jardins-de-infância particulares e públicos. Os públicos são gratuitos. Embora sejam facultativos, as crianças acabam por ir para a escola muito antes dos 3 anos porque grande parte das mães trabalham fora e as crianças, não tendo com quem ficar, vão para a escola.

2 – Ensino Básico: O ensino básico é dividido em:
– 1º Ciclo, do primeiro ao quarto ano para as crianças dos 6 aos 10 anos;
– 2º Ciclo que inclui o 5º e 6º ano para as crianças dos 10 aos 12 anos;
– 3º Ciclo que vai do 7º ao 9º ano para as crianças de 12 a 15 anos.
Essa escolaridade corresponde ao ensino fundamental no Brasil. As notas no ensino básico são de 1 a 5.

Uma das maiores diferenças entre os sistemas brasileiro e português começa aqui. Quando um adolescente termina o ensino básico e vai entrar no ensino secundário terá que optar por qual área de ensino quer seguir, que poderá ser científico-humanístico (os que servem para prosseguir estudos), tecnológico, artístico especializado ou profissionais.

Na prática isso quer dizer que quando termina o ensino básico o estudante optará por quais disciplinas irá cursar no ensino secundário.

O estudante não terá todas as disciplinas como no Brasil e deverá ter frequência obrigatória em 5 disciplinas. As disciplinas escolhidas tem a ver com que curso superior que o estudante quer seguir. No final do ensino secundário o estudante fará o Exame Nacional e é a média das provas feitas que dará acesso ao ensino superior.

Algumas matérias são obrigatórias a todos como a língua portuguesa, língua estrangeira, filosofia e educação física. Mas, por exemplo, para um estudante que queira fazer Medicina como curso superior, durante o ensino secundário não terá que estudar matérias como geografia e história. Os que querem estudar algum curso superior em Artes não têm que estudar biologia, por exemplo.

O Ensino Secundário abrange o 10º, 11º e 12º anos e está estruturado da seguinte forma:

Cursos científico-humanísticos, vocacionados essencialmente para o prosseguimento de estudos de nível superior;

Cursos tecnológicos, dirigidos a alunos que desejam entrar no mercado de trabalho, permitindo, igualmente, o prosseguimento de estudos em cursos tecnológicos especializados ou no ensino superior;

Cursos artísticos especializados, visando assegurar formação artística especializada nas áreas de artes visuais, audiovisuais, dança e música, permitindo a entrada no mundo do trabalho ou o prosseguimento de estudos em cursos pós - secundários não superiores ou, ainda, no ensino superior;

Cursos profissionais, destinados a proporcionar a entrada no mundo do trabalho, facultando também o prosseguimento de estudos em cursos pós - secundários não superiores ou no ensino superior. São organizados por módulos em diferentes áreas de formação.





0 comentários: