28 de abr. de 2017

Estudar e viver em Portugal

Resultado de imagem para melhores universidades em portugal

         Portugal é o “País da hora”, ou se preferir, “a bola da vez”.

É o destino de milhares de brasileiros que começam a desbravar o mundo e de outros tantos que já desbravaram e descobriram que este é um dos melhores lugares do mundo para se viver. Existem pesquisas de todo tipo justificando isso; 
Portugal possui alguns dos melhores indicadores do mundo em segurança, qualidade de vida e respeito ao cidadão. Isso não é pouco não!!!
O baixo custo de vida é algo que chama a atenção, pode-se viver dignamente sem ter um salário de marajá.  
No quesito Educação, Portugal se destaca entre os países que tem altos e crescentes investimentos na educação em todos os níveis. E os brasileiros possuem facilidades para estudar em Portugal. O Brasil e Portugal tem, desde 2001,  o estatuto de Igualdade de direitos Estatuto de igualdade de direitos e deveres .  Ele nos dá a possibilidade de estudar em Portugal pelos mesmos valores que os Portugueses e  também a possibilidade de buscar bolsa de estudos estando em Portugal.
Como fazer para estudar e trabalhar em Portugal é a pergunta que mais ouço, então vou esclarecer abaixo;
Se tratando de graduação o caminho mais curto é fazer o ENEM no Brasil e se candidatar em uma das 22 universidades que aceitam o sistema de ingresso nesta modalidade. Universidades Portuguesas que aceitam o ENEM. Mas também é possível fazer o exame nacional de acesso, transferência ou exame especial para quem tem mais de 23 anos.
Além destas 22 Universidades que aceitam o ENEM, Portugal possui outras 100 instituições universitárias. Isso mesmo, Portugal possui 122 instituições universitárias.  Destas 75 são universidades públicas, 42 são privadas e 5 são públicas militares e policiais. Universidades Portuguesas.
O valor médio pago nas universidades públicas portuguesas é de 1100 euros por ano, independente do curso. É isso que os brasileiros pagam também.
No que se trata de bolsa de estudo existem bolsas que cobrem somente as propinas (É como são chamados os valores pagos pelo ensino) e outras que além das propinas fornecem apoio para subsistência. As bolsas podem ser conseguidas antes de sair do Brasil ou depois de já estar inscrito na universidade;
É necessário que a visto de entrada em Portugal seja o visto de estudante. Não é possível entrar como turista e depois alterar para estudo. Mais informações sobre a questão legal você poderá encontrar no site do SEF – Serviço de estrangeiros e fronteiras SEF.
A outra pergunta mais feita é; posso trabalhar enquanto estudo?
A resposta é sim, pode. Desde que o SEF autorize que você trabalhe.
Eles irão analisar sua carga horária na universidade e lhe dar autorização para trabalhar em turno integral ou parcial. Se os horários comprometidos com a universidade forem muitos a tendência é que não autorizem, já que a prioridade é o estudo.
Você pode se candidatar sozinho, mas se desejar nossa ajuda fazemos assessoria individual e realizamos o seu sonho de estudar e viver em Portugal.
Envie-nos um e-mail falando sobre o seu curso de interesse, nacionalidade e demais questões que achar relevante e lhe faremos um orçamento sem compromisso. Nosso e-mail é contato@gecelivivan.com.br.

0 comentários: