14 de mai. de 2017

Como conseguir trabalho em Portugal




Inicialmente vou falar para quem está buscando vaga estando no Brasil, ou legalmente vivendo em Portugal.

O modelo de curriculum padrão é o  Europass. Você acessa a  plataforma, insere os dados e ao finalizar, já estará no modelo mais aceito por aqui. É fácil, simples e intuitivo.

A carta de apresentação vai fazer toda a diferença, então analise a empresa para qual vai enviar o curriculum e faça a carta personalizada. Tenha em mente que “menos é mais”. Seja objetivo e pontual, mas apresente o que te destaca dos demais.

Agora vamos as agências de emprego; existem várias em Portugal, tenha em mente que terás que fazer cadastro em cada uma delas. Vou destacar algumas;

Net Empregos   - Acho interessante destacar que além da vaga, eles disponibilizam o contato direto com o recrutador. Isso é ótimo, pois caso o seu perfil não seja adequado a vaga que estás te candidatando, o recrutador pode gostar do teu perfil para outras oportunidades.

O Linkedin é muito usado em Portugal. Então, caso não tenha ainda seu curriculum nesta plataforma, cadastre-se e coloque informações completas e atualizadas.

As agências Randstad, Adecco, Gi Group, Michaelpage, Teleperformance e Hays também são excelentes opções para busca de oportunidades.

E ainda que tenhas cadastro nas agências acima, é importante você acompanhe os sites como OLX e Sapo.

Tome um certo cuidado com as publicações feitas no Facebook, existem muitos empregos fraudulentos e pessoas querendo se aproveitar dos sonhos alheios. Cautela.

Imigrantes Ilegais tem oportunidade de trabalho em Portugal?  Sim, tem. Esta é inclusive uma formas de legalizar-se.

As empresas que contratam imigrantes ilegais de maneira informal, são multadas, então é um risco para elas também. 

Para a empresa fazer contrato com um imigrante ilegal ela precisa responsabilizar-se por ele e a vaga tem de ter sido oferecida a portugueses anteriormente.  Então 
as vagas mais comum são atividades como construção civil, entregador de publicidades, em restaurantes e cafés (ajudante de cozinha e garçom), vendedor porta a porta, limpeza de apartamentos e escritório, babás, estética ou na área de colheita.  

Não recomendo que ninguém venha ilegal pois a fragilidade juridica é grande e tem que contar com a boa fé do empregador, caso ele não faça contrato. Se ele fizer contrato, pode ser de grande ajuda para iniciar seu processo de legalização. O importante é  que desde o início você recolha a segurança social.

Estando aqui legalmente ou não, é preciso entender que aqui você é um imigrante e talvez não consiga, inicialmente, atuar na sua área de formação. Então é necessário ser humilde e ir aprendendo sobre o país e as pessoas.

O importante é você conseguir trabalhar e se manter-se, até que tenha condições de buscar oportunidades melhores. No mais é fé e persistência.

Geceli Astolfi Vivan - Assessoria para  reconhecimento e validação de diplomas e para estudar em Portugal.



0 comentários: