15 de mai. de 2017

Me formei no Brasil e quero MORAR e ATUAR em Portugal.


Resultado de imagem para de estudante para profissional


Muitas pessoas têm se formado no Brasil e, avaliando as dificuldades pelas quais o País passa, olham para o exterior em busca de oportunidades. Portugal passa a ser uma escolha quase natural.

E existem bons motivos para isso, viver em Portugal é realmente muito bom.
Viver legalmente e reconhecer sua formação profissional são duas coisas diferentes, então vou abordá-las de forma separada;

Para poder morar legalmente em Portugal e poder trabalhar, é necessário que você tenha residência de acordo com os critérios do SEF.

Eu, particularmente, acredito que uma das formas mais interessantes é vir com visto de estudante. Além de fazer uma qualificação internacional, poderá solicitar autorização de trabalho e trazer esposa(o) e filhos menores.  E o tempo conta para residência permanente.

Para trabalhar na área profissional em que você se graduou é preciso analisar em a que Ordem profissional você faz parte e para atuar é necessário estar registrado nela.

Com o Estatuto de Igualdade viabilizado pelo tratado da Amizade entre Brasil e Portugal, os cursos superiores realizados no Brasil podem ser validados em Portugal.  Para isso cada ordem profissional estabeleceu critérios de aceitação.

Existem três formalidades possíveis, EQUIVALENCIA, RECONHECIMENTO E REGISTRO, e os seus objetivos definirão qual dos procedimentos serão necessários.

A maior parte das Ordens profissionais solicita que seja feita a EQUIVALÊNCIA em uma universidade portuguesa, para só então permitir o REGISTRO profissional.

Os processos de EQUIVALÊNCIA variam de universidade para universidade, então é importante você escolher bem, pois algumas podem fazer exigências que outras não fazem.

As equivalências de diplomas na área de saúde, como médicos, enfermeiros, Dentistas, veterinários possuem seus próprios procedimentos.

A EQUIVALÊENCIA do diploma de direito não é necessária, mas para registrar-se na Ordem o advogado brasileiro deve ter residência válida em Portugal, ou algum advogado português deve responsabilizar-se pelo novo associado.
Algumas das categorias mais demandadas são;


Caso seu objetivo seja fazer mestrado ou doutorado, a maioria das universidades aceita o RECONHECIMENTO. Ele não valida o conteúdo, somente o nível.

Nós fazemos assessoria para quem deseja estudar em Portugal e também providenciamos equivalência e reconhecimento de diplomas e registro na ordem profissional.
https://www.linkedin.com/in/gecelivivan/

0 comentários: