11 de jun. de 2017

Enfermagem em Portugal


Resultado de imagem para enfermeiros












O enfermeiro é um profissional da saúde com graduação de nível superior e que desempenha um papel essencial na estrutura da saúde do país. São peças chaves em hospitais, clínicas e consultórios particulares.

Esta categoria tem buscado muitas informações sobre como vir residir em Portugal e exercer sua profissão. As perguntas versam sobre qual a demanda na área, quanto ganha um enfermeiro profissional, como registrar-se na ordem e atuar legalmente.

Pensando nestas questões todas e nas demandas semelhantes em diferentes profissões, resolvi iniciar uma séria de informações sobre diferentes áreas. Começando por abordar o setor de enfermagem. Então vamos aos Enfermeiros;

Uma questão que preocupa muito é a capacidade de assimilação de mão de obra, então, para ter referência da demanda, consultei os maiores sites onde os profissionais da área buscam trabalho.

No site de emprego para profissionais de saúde entre os dias 01 e 10 de junho foram publicadas 96 vagas para enfermeiro(as). Outro site que tomei como referência, para avaliar o número de vagas foi o NET empregos,  um dos maiores sites de Portugal, e lá encontrei 75 vagas divulgadas nos primeiros 10 dias do mês de junho de 2017. Outro site é o INDEED que no último mês teve mais de 110 anúncios solicitando profissionais da área de enfermagem.

É interessante observar que nem todas as vagas são para atuação em Portugal. É muito comum que outros países da Europa anunciem nas mídias locais para busca de profissionais. Empresas inglesas buscam muitos profissionais de enfermagem em terras lusas.

Para se ter ideia da necessidade de profissionais,  a Ordem dos Enfermeiros propôs, no fim do mês de maio passado, o fechamento do Centro hospitalar do Algarve, devido à falta de profissionais para atendimento. Veja Aqui.

O salário médio dos enfermeiros gira ao redor dos 1200 euros mensais. Havendo variação entre áreas de atendimento e setor.  No início do Mês de junho o Sindicato dos Enfermeiros e Ministério da saúde acordaram o salário base para 1.201, 48 euros.

Os enfermeiros brasileiros, formados podem vir a atuar em Portugal, desde que façam equivalência de seus títulos e se registrem na ordem dos enfermeiros.

Não esquecendo que, qualquer profissional,  precisa ter cidadania ou autorização de residência para poder trabalhar em Portugal.

Encaminhamos a equivalência e validação de diplomas, além de assessoria para estudos em Portugal. Maiores informações, fale conosco através do e-mail contato@gecelivivan.com.br













0 comentários: